Gastronomia

Empreendedores que atuam na área de gastronomia autoral* e/ou na intersecção da gastronomia e os demais setores da cultura participantes do Micsul. *Por gastronomia autoral entende-se: que seja original, com conceito e simbolismo, e que utilize ou faça referência a ingredientes, saberes e fazeres locais.

Museus e Patrimônios

Empreendedores que atuam com projetos de natureza museológica e/ou patrimonial, em museus e instituições culturais como prestadores de serviços relacionados a exposições, conservação, restauração, programas educativos e curadoria, no desenvolvimento de souvenires, soluções em comunicação, marketing e gestão da marca, soluções tecnológicas para exposições, reservas técnicas, luminotécnica, segurança, acessibilidade e outros, bem como em exploração de espaços comerciais em museus e instituições culturais.

Animação e Jogos Eletrônicos

Empreendedores responsáveis pela criação e/ou desenvolvimento de formatos lineares ou não, para qualquer plataforma fixa ou móvel (TVs, computadores, celulares, tablets, redes sociais e consoles), abrangendo todas as etapas do processo compreendidas entre a criação e a entrega (delivery), publicitário ou não publicitário.

Música

Empreendedores que atuam em festivais, casas de show, centros culturais, artistas, bandas, managers/produtores, agências de produção de música original para produções audiovisuais, “booking agency”, distribuidoras (física e digital); selos discográficos/gravadoras, editoras, estúdios, agências de “music branding”, serviços de gestão de direitos autorais, gestores de turnês (tour management/produção local), estúdios de gravação/produtoras de gravação, serviços de “streaming” de vídeo/áudio.

Artes Cênicas

Produtores, grupos, companhias, coletivos, associações, cooperativas, redes, agentes, profissionais e artistas de dança, teatro, circo, performance e projetos multidisciplinares envolvendo as artes cênicas. Dirigentes, representantes, curadores, produtores e programadores de festivais, mostras, circuitos, teatros, salas, espaços e eventos cênicos.

Moda

Empreendedores de moda com perfil autoral* que produzam vestuário, calçados e acessórios ou que prestem serviços de design (design de coleções, estampas, produtos, matérias-primas) para a cadeia de moda, cuja produção dialogue com elementos da cultura brasileira, valorizando materiais, tradições e fazeres locais. *Por perfil autoral entende-se: produção original, com conceito e simbolismo, que não se limite aos elementos funcionais do produto.

Design

Empreendedores que dialoguem com elementos da cultura brasileira e/ou valorizem materiais nativos, especializados nas seguintes áreas: a) design visual: gráfico, ilustração, editorial, digital (animação 3D, interface, usabilidade, arquitetura de informação, layout), web (peças multimídias, animação, mídias sociais), tipografia; b) design de produto: design de produto de baixa, média e alta complexidades, prototipação (impressão 3D); sistema produto-serviço, desenvolvimento com material híbrido (inovação com junção de materiais reutilizáveis), embalagem (visual packaging); c) serviços de design: “design thinking” (serviços e experiências) e gestão do design, “branding”, “food design” (espaços, ciclo produtivo, distribuição; d) serviço de agenciamento ( interlocutor do criativo com o negócio que chancele a produção em design).

Audiovisual

Produtores de conteúdo (de todos os gêneros, formatos, publicitário ou não publicitário), distribuidores, exibidores e provedores de serviços de cinema, televisão, mídias digitais e publicidade, agentes de vendas, roteiristas, diretores, corpo técnico e artístico, empresas de produção audiovisual, curadores.

Editorial

Editores de todos os segmentos (infantil, infanto-juvenil, ficção e não ficção, religiosos, científicos, técnicos, profissionais e acadêmicos), agentes literários, livrarias, distribuidores, autores, tradutores, gráficas, jornais, revistas e plataformas de novos meios.

Artes Visuais

Empreendedores que atuam no sistema das artes visuais, como artistas, curadores, consultores, críticos de arte, galeristas, produtores, representantes de feiras, espaços autônomos e prestadores de outros serviços relacionados.

Bem-vindos !

O Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promovem, entre os dias 5 e 11 de novembro, em São Paulo, a primeira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, o MicBR, megaevento de negócios que vai reunir milhares de empreendedores dos setores cultural e criativo do Brasil e de outros países. O objetivo é impulsionar a internacionalização da produção cultural brasileira e o intercâmbio entre os países, em especial da América do Sul. O MicBR reunirá dez setores: artes cênicas (circo, dança e teatro), audiovisual, animação e jogos eletrônicos, design, música, museus e patrimônio, artes visuais, moda, editorial e gastronomia.