Notícia

Latin Cities Culture Forum debate força da cultura para criar cidades produtivas
Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, será um dos debatedores do Latin Cities Culture Forum (Foto: Clara Angeleas/Ascom MinC)

Latin Cities Culture Forum debate força da cultura para criar cidades produtivas

domingo, 04 de novembro 2018
Mesa-redonda sobre troca de experiências entre cidades para políticas públicas terá participação do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão

A cultura entrelaçada com espaços urbanos tem sido um importante impulso para ideias e projetos inovadores. A troca de experiências, o diálogo e o intercâmbio de políticas públicas têm permitido que locais recuperem seu potencial de crescimento. Em Nova Iorque, o bairro Soho é um exemplo. O tema faz parte da agenda Latin Cities Cultures Forum, que integra a programação do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR). O painel, que terá participação do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, será no dia 6, às 17h, no Centro Cultural São Paulo. Inscrições podem ser feitas neste link.

O Latin Cities Cultures Forum é o braço regional do World Cities Culture Forum (WCCF), organização que compartilha pesquisas e inteligência com líderes de 32 cidades-chave para embasar políticas e explorar o papel vital da cultura para grandes centros urbanos. É a maior rede internacional colaborativa de cidades que compartilham da importância da cultura para aliar prosperidade e sustentabilidade. Omar Marzagão, um dos diretores do Latin Cities Culture Forum e sócio da Sete Artes Produções, também participará do painel, assim como o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron. 

Efeito Soho

Um dos assuntos da mesa-redonda do Latin Cities Culture Forum é o efeito multiplicador trazido pela presença de artistas em áreas urbanas de grandes cidades. Conhecido como "efeito Soho", em referência ao processo de gentrificação após a ocupação do bairro nova-iorquino por artistas, é um fenômeno que revitaliza áreas das cidades por meio da cultura. 

Durante muitas décadas, os artistas lutaram para encontrar espaço acessível para trabalhar e viver dentro das principais cidades do mundo. Por terem status econômico relativamente baixo, eles eram arrendatários, e não proprietários, e vulneráveis à escalada imobiliária. Porém, quando se juntam em uma área, o espaço se transforma, construindo redes de negócios e convivência social, além de contribuir para a vibração e distinção do bairro. A presença dos artistas atua como um imã para outras pessoas. Porém, à medida que os valores das propriedades sobem e os desenvolvedores entram, os artistas frequentemente são deslocados dos lugares que ajudaram a empoderar. 

Os dados mostram que, hoje, a crise de acessibilidade nas cidades está muito além da comunidade criativa. Em São Francisco (EUA), por exemplo, o valor médio mensal dos aluguéis chegou a US$ 2.824,00 e, em Toronto (Canadá), os preços dos imóveis subiram 32% em 2016. Esse aumento nos valores das propriedades coloca em risco a capacidade das cidades de acomodarem cidadãos de renda baixa e média que são essenciais, como professores, enfermeiros, policiais e artistas. 

Sobre o MicBR

O MicBR, que será realizado entre os dias 5 e 11 de novembro no Corredor Cultural da Av. Paulista, em São Paulo, é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e Apex-Brasil, em parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). Serão cerca de 200 atrações, entre palestras, oficinas, mesas redondas, sessões de networking e encontros com artistas brasileiros e estrangeiros. 

Jornalistas interessados em cobrir a programação do MicBr devem se credenciar até segunda-feira (5) pelo e-mail imprensa@cultura.gov.br com o assunto “Credenciamento MicBR”. Todas as informações sobre o evento e a programação completa estão no Portal micbr.cultura.gov.br.

Credenciamento 

Prazo: 5 de novembro (segunda-feira)

E-mail de credenciamento: imprensa@cultura.gov.br 

Contatos: (61) 2024-2456/2248/2489

Os crachás de imprensa serão entregues a jornalistas credenciados durante a coletiva imprensa na abertura do evento, de 15h30 às 17h, no Itaú Cultural. Saiba mais.

Plantão de Imprensa 

Data: de 5 a 11 de novembro

Email: imprensamicbr@gmail.com 

Contatos: (61) 99838.1583 / (11) 98652.6419 

Locais: Clube Homs (Av. Paulista, 735 - Bela Vista), São Paulo-SP

Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000), São Paulo-SP