Notícia

América Latina pode replicar exemplos europeus de transformação de cidades

América Latina pode replicar exemplos europeus de transformação de cidades

quarta, 07 de novembro 2018
Painel do Latin Cities Culture Forum no MicBR teve participação também do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão
As grandes cidades do mundo que fazem parte do World Cities Culture Forum (WCCF) identificaram na arte e na cultura um grande benefício para desenvolver melhor as políticas públicas. A cultura tem a capacidade de modificar todo o entorno, afirmou o empresário Omar Marzagão, diretor do Latin Cities Culture Forum, na terça-feira (6), durante a programação do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), em São Paulo. Segundo ele, foi dessa forma que cidades como Amsterdã, Londres e Istambul viram a transformação na economia criativa, na geração de emprego e na renda. "Isso pode ser replicado na América Latina", afirmou o empresário, que é sócio da Sete Artes Produções. 

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que também integrou o painel "Soho Effect: intercâmbio de experiências e políticas públicas como antídotos à gentrificação", defendeu a descentralização para viabilizar esse processo nas cidades brasileiras. "É necessário que os municípios sejam fortalecidos. Mas os gestores também precisam aprender com os erros e acertos de grandes metrópoles do mundo que fazem economia criativa", afirmou. 

Marzagão citou o chamado "Efeito Soho" para reforçar a importância da troca de experiências entre as cidades. Nos anos 80, no bairro em Nova Iorque, os mesmos artistas que ocuparam o espaço e impulsionaram a valorização da área com ativação da economia local por meio da cultura foram também as primeiras vítimas do processo de gentrificação que elevou o preço dos imóveis.

O Latin Cities Culture Forum é o braço regional do World Cities Culture Forum, organização que compartilha pesquisas e inteligência com líderes de 32 cidades-chave para embasar políticas e explorar o papel vital da cultura para grandes centros urbanos. É a maior rede internacional colaborativa de cidades que compartilham da importância da cultura para aliar prosperidade e sustentabilidade.

Megaevento de cultura criativa

O MicBR é promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). São cerca de 200 atrações entre os dias 5 e 11 de novembro distribuídas ao longo do Corredor Cultural da Avenida Paulista, em São Paulo. As inscrições para as atividades podem ser feitas no portal micbr.cultura.gov.br.

Plantão de Imprensa 
Data: de 5 a 11 de novembro
Contatos: (61) 99838.1583 / (11) 98652.6419 
Local: Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000), São Paulo-SP