Notícia

Sessões de Networking estimulam diálogo entre empreendedores

Sessões de Networking estimulam diálogo entre empreendedores

terça, 09 de outubro 2018
Com apoio do Sebrae, MicBR promove atividades para que empresas possam apresentar seus serviços e produtos. Inscrições estão abertas

Quer apresentar seus produtos e serviços a outros empreendedores dos diversos setores da economia criativa? Ou conhecer novidades de empresas brasileiras e de outros países sul-americanos. Então se inscreva para a Sessão de Networking do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), que será promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nos dias 6 a 8 de novembro, no Club Homs, em São Paulo, com vagas limitadas. Inscreva-se aqui.

Os empreendedores interessados em participar podem se inscrever para qualquer um dos dias (ou para todos). Durante a atividade, os presentes serão divididos em mesas com 10 participantes, que terão um minuto cada para apresentar aos demais sua empresa e seus diferenciais competitivos, distribuindo seu material de divulgação. Na sequência, mudam-se os grupos, de forma que os mesmos empreendedores não se reencontrem em outras mesas de negociação. Haverá um moderador geral que fará interferências necessárias, além de controlar o tempo, permitindo que todos tenham a mesma oportunidade de se expressar.

“As sessões de networking são uma excelente oportunidade para que compradores e vendedores possam estabelecer um diálogo de forma objetiva, prospectando novos negócios e oportunidades para suas empresas”, destaca a diretora de Empreendedorismo Cultural da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), Érica Lewis. “Além das atividades nas mesas, os empreendedores também poderão, nos intervalos, conversar com outros participantes, ampliando ainda mais suas redes de contatos”, completa.

Promovido pelo MinC e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o MicBR  vai reunir, de 5 a 11 de novembro, milhares de empreendedores de economia criativa em atividades de capacitação, rodadas de negócios e apresentações artístico-comerciais, além de um público geral de aproximadamente 30 mil pessoas. Oito países sul-americanos confirmaram presença: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, além do anfitrião Brasil. É esperada a participação de 100 compradores internacionais, de 30 países.

Rodadas de negócios

Além das sessões de networking, o MicBR terá quatro dias de rodadas de negócio, com participação de empreendedores escolhidos pelos ministérios da Cultura do Brasil e de outros países por meio de edital de seleção pública. O Brasil selecionou 53 empreendedores experientes, com produção cultural já consolidada, para participar das rodadas. Além disso, outros 62 empreendedores, todos iniciantes, também foram selecionados pelo MinC e participarão de um seminário de capacitação que será realizado durante o megaevento.

Um dos empreendedores selecionados para participar das rodadas de negócios é Iris Macedo, diretora da Fervo Projetos Culturais, de Recife (PE). “Nossa expectativa é buscar parcerias e nos conectar com empreendedores de outras partes do mundo para uma rede de relacionamento mais global e, com isso, gerar negócios com empresas internacionais. O trabalho de matchmaking da Apex-Brasil e do MinC tem sido fundamental para que esses negócios se tornem realidade, pois temos acesso a um relacionamento qualificado com participantes de empresas de diversos segmentos”, acrescenta Iris, que apresentará no MicBR o projeto Mostra Brasileira de Dança, que conta com 14 edições realizadas. “Nosso objetivo é abrir portas no mercado de internacional, em especial da América do Sul, para exportação de espetáculos e atividades que envolvam a dança brasileira. O que fazemos no Brasil é potente, criativo e único, estamos no caminho certo e temos certeza de que, com muita dedicação, vamos impactar o mundo com a nossa arte e gerar negócios”, destaca.