Notícia

Feiras Criativas são atração do Circuito Off MicBR neste domingo (11)
Público terá diversas opções de feiras criativas no entorno da Av. Paulista neste domingo, como a Foto Feira Cavalete - Crédito: Doc Galeria

Feiras Criativas são atração do Circuito Off MicBR neste domingo (11)

sábado, 10 de novembro 2018
Sabor Nacional, Las Plantas, Cavalete e Feira Preta vão se espalhar no entorno da Av. Paulista das 10h às 17h
Tradicional espaço de lazer dos paulistanos aos domingos, com suas feiras de artesanato, shows e espaços culturais, o Corredor Cultural da Paulista terá uma série de atrações adicionais amanhã (11). De ponta a ponta da avenida, expositores de diversas feiras criativas que integram o Circuito Off do megaevento Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR) irão expor sua produção de itens que variam de vestuário a gastronomia, de fotografia a vinis, entre outros. Há desde iniciativas voltadas para a venda de produtos de pequenos produtores até espaços dedicados ao empoderamento de mulheres e negros.

Com nomes sugestivos, as feiras Garotas no Poder e Preta se propõem a estimular o empreendedorismo de grupos específicos da sociedade. “Começamos pequenos, há 17 anos, e fomos crescendo em variedade e número de empreendedores. Mas mantemos o objetivo de oferecer um espaço para que o negro seja protagonista, mostre seus produtos e divulgue a estética negra”, diz Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta, que já é o maior evento cultural de empreendedorismo negro da América Latina. Na Praça Oswaldo Cruz (em frente ao Shopping Paulista), das 10h às 17h, haverá roupas, acessórios, objetos de decoração e livros à venda, sempre com a estética negra em primeiro plano. 

Na Feira Garotas no Poder o protagonismo é de trabalhos produzidos por mulheres. Organizada por grupo homônimo criado com uma rede de trabalho para mulheres, a feira expõe produtos de marcas autorais comandadas por mulheres. A feira estará na Alameda Ministro Rocha Azevedo, esquina com a Avenida Paulista, das 10h às 17h.

Quando a fome bater, a dica é dar uma passada na feira Sabor Nacional, que estará na Alameda Rio Claro neste domingo, também das 10h às 17h, no Circuito Off MicBR. Criada há três anos para divulgar a produção de pequenos e médios produtores de alimentos, bebidas e produtos culinários, a feira reunirá 20 expositores de produtos como mel, pães, queijos e vinhos. “Nos eventos que organizamos, há espaço para degustação, divulgação dos produtos e também um ambiente para realização de negócios. Convidamos padarias, restaurantes e empórios para que visitem a feira”, diz José Roberto Giffoni, sócio da Sabor Natural. Para os visitantes, haverá também um espaço de alimentação.

Perto dali, na Praça Alexandre de Gusmão (Alameda Casa Branca), a proposta é aproximar produtores independentes, músicos e público. Criada pela gravadora Balaclava Records, a feira Sacola Alternativa reúne selos nacionais e gravadoras independentes para exposição e venda de lançamentos exclusivos de seus artistas e produtos do catálogo, como LPs, CDs, EPs, DVDs e até fitas K7. Também das 10h às 17h, na esquina com a avenida Paulista.

Para quem gosta de plantas, a melhor opção é a Feira Las Plantas, no cruzamento da avenida Paulista com a rua Padre João Manuel. Com uma proposta bastante abrangente, os expositores apresentam desde vasos de flores até ilustrações botânicas e compotas artesanais.

Para interessados em fotografia, o programa deste domingo é visitar a Foto Feira Cavalete, na Casa das Rosas, das 10h às 17h. Além da exposição de fotos, o espaço terá também fotografias impressas, publicações e fotolivros. A Foto Feira Cavalete é uma iniciativa da DOC Galeria e reúne fotógrafos, galerias, editoras, selos independentes e artistas visuais. “A ideia é proporcionar vendas com valores acessíveis para que as pessoas possam adquirir imagens, incentivar o consumo de artes visuais e despertar o desejo de ter uma coleção”, afirma Mônica Maia, produtora cultural, curadora e sócia da DOC Galeria.