Notícia

A receita do sucesso colombiano entre os brasileiros

A receita do sucesso colombiano entre os brasileiros

sábado, 10 de novembro 2018
Especialidades da gastronomia do país vizinho foram uma das atrações do MicBR 2018

Com influências africana, andina, amazônica e europeia, a gastronomia colombiana está conquistando os brasileiros aos poucos. O chef Jair Abril, que chegou em São Paulo há seis anos vindo da da capital Bogotá, sente nos negócios o maior interesse na sua comida. Abril possui dois food trucks na cidade com a “autêntica comida de rua colombiana” e vende de 700 a 800 arepas, pequenas panquecas feitas de milho, por semana. Ontem (9), ele preparou algumas receitas para a edição que contempla o seu país na programação do “cozinha show” do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), na Unibes Cultura, em São Paulo.

“A imagem da Colômbia no Brasil começou a mudar de alguns anos para cá. Havia a imagem de que só era Pablo Escobar, guerrilha e narcotráfico. A gastronomia, a música, a arte e o turismo têm mudado isso. As cidades de Cartagena e de Bogotá passaram a ser destino de férias de brasileiros”, disse Abril. 

O chef preparou arepas recheadas e patacones acompanhadas da limonada de coco. As arepas podem ter mais de 50 variações diante da variada oferta de milho na Colômbia. “A arepa é o nosso pão”. Na apresentação, Abril usou a forma mais tradicional, o milho branco, conhecido no Brasil como milho de canjica. A arepa é assada no carvão, como um churrasco. “Na Colômbia, você acha pessoas assando arepas em toda esquina. Fazemos aqui a mesma comida de rua que é feita lá”, afirmou. 

Os patacones são feitos à base de banana verde e são pequenas rodelas da fruta levemente amassadas, fritas e salgadas. Eles têm origem na culinária africana, cultura muito forte na parte caribenha da Colômbia. Já a limonada de coco nada mais é do que a polpa do coco batido misturado com suco de limão e gelo. Com rum ou aguardente de cana, seu nome se transforma em “coco loco”. A bebida vem da região de Cartagena, também no Caribe.

Os dois food trucks de Jair Abril levam o nome de Macondo, a cidade imaginada pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez em “Cem Anos de Solidão”. Os caminhões ficam na Rua Augusta e no bairro do Butantã.

Sobre o MicBR

MicBR é organizado pelo Ministério da Cultura (MinC) e Apex-Brasil, em parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), em diversos espaços da Avenida Paulista, em São Paulo, entre 6 e 11 de novembro. O megaevento reúne empreendedores, artistas e produtores brasileiros e sul-americanos em dez áreas da economia criativa: artes cênicas, audiovisual, animação e jogos eletrônicos, design, moda, editorial, música, museus e patrimônio, artes visuais e gastronomia.