Evento

Guto Requena: Arquitetura e Tecnologia para Cidades Fraternas

Guto Requena: Arquitetura e Tecnologia para Cidades Fraternas

O resgate do coletivo, o estímulo da empatia entre as pessoas nos centros urbanos e a utilização de recursos tecnológicos com enfoque nas emoções têm guiado o trabalho do arquiteto e designer sorocabano Guto Requena.


Com a palestra Arquitetura e Tecnologia para Cidades Fraternas, Requena é um dos convidados da programação de design do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), que será realizado de 5 a 11 de novembro, em São Paulo. A palestra de Requena será realizada no Centro Cultural São Paulo, no dia 8 do próximo mês, às 14h.

Requena integrou por nove anos o Núcleo de Estudos de Habitares Interativos (NOMADS) da Universidade de São Paulo, onde desenvolveu a pesquisa Habitar híbrido: Interatividade e Experiência na Era da Cibercultura, que tinha por objetivo analisar o impacto das novas tecnologias no nosso cotidiano doméstico. A pesquisa será transformada em livro, a ser publicado pela Editora Senac no primeiro semestre de 2019.

O arquiteto trabalha em projetos que possam utilizar tecnologias para aproximar as pessoas. Em um deles, Empatias mapeadas, Guto propõe, por exemplo, um banco em um ponto de ônibus que, quando as pessoas sentam, colocam o dedo num sensor capaz de transformar batimentos cardíacos em áudio, com luzes piscando no ritmo dos batimentos. Então, quando mais de uma pessoa se senta, e várias podem se sentar ao mesmo tempo, eles escutam um o coração do outro. “Estou investigando como adicionar novas tecnologias digitais interativas na superfície da cidade, no mobiliário urbano, para poder adicionar novas camadas de poesia nas cidades. Para mim, é isso que as tecnologias podem fazer e é isso eu busco.”



Palestrante Guto Requena aborda os novos projetos arquitetônicos de transformação urbana e a revolução dos mobiliários públicos

Data: 8/11, das 14h às 16h

Local: Centro Cultural São Paulo, Sala Adoniram Barbosa - Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso


Sobre o palestrante: Guto Requena, nascido em 1979 em Sorocaba (SP), graduou-se em Arquitetura e Urbanismo em 2003 na USP Universidade de São Paulo. Durante nove anos foi pesquisador do NOMADS.USP Centro de Estudos de Habitares Interativos da Universidade de São Paulo. Em 2007 ele obteve o seu mestrado na mesma Universidade com a dissertação Habitar Híbrido: Interatividade e Experiência na Era da Cibercultura.