Evento

Emicida - Experiência do Lab Fantasma

Emicida - Experiência do Lab Fantasma

Rapper paulistano fala sobre o Lab Fantasma, coletivo que reúne gravadora, editora, estúdio, produtora de shows e marca de roupas.

Data: 6/11, das 19h às 20h

Local: Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso

Foto: José de Holanda


Sobre o palestrante:

Da zona norte de São Paulo, Emicida começou a se destacar em 2006, nas batalhas de freestyle, tornando-o um fenômeno na internet. Em 2009, o lançamento da mixtape “Pra Quem Já Mordeu um Cachorro por Comida Até que Eu Cheguei Longe” marcou a estreia da empresa que fundou com o irmão, Laboratório Fantasma, como um selo musical. Até então, era um coletivo que vendia camisetas feitas artesanais. O disco, vendido a R$ 2 nas ruas pelo próprio rapper, virou notícia por todo o Brasil e iniciou uma trajetória que o levaria grandes festivais, como Rock in Rio, Roskilde e Coachella, e turnês internacionais. 

Paralelamente a isso, a Lab, crescendo no ramo de merchandising e firmando-se como um dos maiores selos independentes do país, passou a agenciar outros artistas, como Rael. Em 2013, após duas mixtape e dois EPs, Emicida lançou seu primeiro álbum, “O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui”, sucesso de público e crítica, sendo considerado o disco do ano por publicações como revista Rolling Stone. Em 2015 veio “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa”, inspirado em uma viagem por Angola e Cabo Verde. Com participações de nomes como Caetano Veloso e Vanessa da Mata, o projeto rendeu ao músico uma indicação ao Grammy Latino - o que voltaria a acontecer neste ano, graças à música “A Chapa É Quente”, do projeto Língua Franca, disco em parceria com Rael e com os rappers portugueses Capicua e Valete que celebra a língua comum entre os dois países. 

Em 2016, lançou-se em um novo desafio: a estreia de sua marca, a LAB, na SPFW com um desfile histórico. Desde então a grife apresentou suas coleções mais duas vezes no evento, o maior da moda na América Latina, repetindo o sucesso anterior e o impacto de levar para a passarela pessoas de todos os tipos, como uma representação real das ruas. 

O maior projeto do ano passado foi a gravação de seu primeiro DVD, em 20 de novembro, com show em São Paulo, produto lançado no primeiro semestre de 2018. A partir daí, Emicida iniciou uma tour com o novo show pelo Brasil inteiro e também em países europeus como Moscou, França e Portugal. O ano marcou também o lançamento do primeiro livro infantil de Emicida, intitulado Amoras, que conta uma história cheia de simplicidade e poesia, mostrando a importância de nos reconhecermos nos pequenos detalhes do mundo.